Previsão do Tempo

Confira a quantidade de Co2 que jogamos na atmosfera

sábado, 3 de setembro de 2011

Carta em construção!!!

Carta aos alunos
05 de setembro, Milagres – Ce.

Queridos alunos,

Nós que fazemos o corpo docente da escola Dona Antônia Lindalva de Morais, esclarecemos os acontecimentos ocorridos desde o dia 05 de agosto, período que estivemos em greve. Nossa paralisação representa prática coerente de nossas palavras em sala de aula, reafirmando nosso compromisso com nossos educandos.
A sala de aula não é um lugar isolado dos acontecimentos do mundo, mas um lugar para refletir e partilhar nossas experiências em busca de um crescimento pessoal. Nós professores acreditamos que o presente momento é uma oportunidade que toda a comunidade tem de participar efetivamente de sua formação cidadã (reafirmo, isso não se faz somente nas aulas do projeto diretor de turma na disciplina formação cidadã). A escola além de preparar para o mercado de trabalho, para a universidade; como uma etapa importante na formação, compreende que deve tomar uma postura exemplar diante de seus educandos a fim de validar nossos discursos, para que os mesmos não se tornem vazios de sentindo e significado.
O Brasil é um país jovem, enorme e cheio de contrastes. A muitos motivos para nos orgulharmos, mas a muitos para nos posicionarmos e tomarmos uma postura séria, que leve a uma mudança de atitude. O governo do estado do Ceará, através da figura do então governador Cid Gomes vem tratando a educação com descaso e mentiras. Lutamos pela melhoria da qualidade de nossas aulas, que passa pelo tempo de planejamento fora de sala, estudando, escrevendo e avaliando as atividades desenvolvidas no dia a dia. Além de tempo para tornar nossas aulas mais atrativas, necessitamos de boa remuneração, pois acreditamos que devemos dar aulas com amor, pois só amor não enche barriga. Nossas famílias precisam estar protegidas para nos concentrarmos em nossos compromissos. Vivemos em um mundo capitalista que busca no lucro o seu ideal, oprimindo cada vez mais a classe trabalhadora, sabemos que não iremos enriquecer financeiramente, mas ricos ficaremos no caráter, na dignidade, na valorização da nossa profissão. Ricos ficarão todos vocês que lutarão quando preciso for contra a ganância dos poderosos, pois estarão certos, comprometidos com uma comunidade, e não pensando apenas nos próprios interesses.
Hoje retornarmos as nossas atividades de sala de aula, pois nunca estivemos afastados das atividades como educadores; e diferente do governador Cid Gomes, que não cumpre a lei do piso salarial, descumprindo determinação do STF, máxima instância jurídica em nosso país, nós cumpriremos as determinações da justiça e mesmo que arbitrária, estamos aqui.
(Lembrando aqui que segunda-feira o fórum de Milagres entra em greve porque a justiça vai entrar em greve. Quem vai determinar sua ilegalidade?) O STF peitou o executivo. Dilma afirma que não dará aumento e ministro pede 8 bilhões!!!! Igualdade entre os poderes?
Kkkkkkkk... Desculpem!!! Não resiti... prometo ficar sério na leitura do texto na hora.

No entanto, a lei nem sempre é justa, alguns sem ética a usam e interpretam em favor de interesses próprios. O Senhor desembargador Emanuel Leite proferiu liminar julgando nossa greve ilegal. A lei 7783 de 1989, garante a todo trabalhador o direito de greve, mas estabelece formas para que isso ocorra. Os sindicatos são as entidades responsáveis por representar os interesses de cada categoria, e o nosso sindicato (APEOC) cumpriu com todos os procedimentos legais para dar inicio a esse instrumento de pressão que pertence a você jovem estudante e futuro trabalhador, como pode ser comprovado em atas das reuniões realizadas na escola, cumprimos com os procedimentos legais que envolvem comunicar antecipadamente nossos atos. No entanto, os argumentos utilizados pelo então Juiz, afirmam que vocês estão sendo prejudicados na complementação de sua nutrição. Sim!!! Sim meus queridos alunos, pois sem a merenda escolar vocês não têm em casa uma boa alimentação, sendo os R$ 0,35 centavos pagos suficientes e fundamentais para evitar que fiquem debilitados.
O governador afirma ainda que não acredita na escola pública, onde deveria investir e defender, mas afirma que os professores deveriam procurar as escolas particulares, pois como podem ver, vocês não merecem escola pública, gratuita e de qualidade como manda a constituição no nosso país.
Os professores do Brasil possuem o 3º pior salário do mundo segundo organização internacional do trabalho (OIT). Os professores do ceará possuem o 5º pior salário do Brasil e mesmo assim, segundo os próprios índices do governo, dados do IDEB, os professores cearenses estão em 1º lugar na educação do nordeste.
Os políticos falam em metas de crescimento da economia e tornar o Brasil um país desenvolvido, mas como fazer isso se até mesmo os países emergentes como nós pagam salários no mínimo seis vezes maiores que o salário dos professores brasileiros? Como fazer isso se investem na formação de mestres e doutores, enquanto no ceará o governador diz que não precisa de especialistas em educação. Como possuir um país desenvolvido e em crescimento econômico se a qualidade de nossas universidades públicas está caindo pelo sucateamento e baixos investimentos do governo do estado? Não investimento na formação de nossos professores? Desenvolvimento obrigatoriamente implica em educação de qualidade, pois um povo com boa educação tem consciência dos efeitos do seu voto, evitando a formação de currais eleitorais. Um povo com boa formação desenvolve tecnologia importante para geração de empregos e renda.
Por fim, reafirmamos o compromisso com todos, estando em greve ou fora dela, estamos na defesa de seus interesses. Uma educação de qualidade! Por isso professores bem pagos, com tempo para planejar suas aulas, com planos de carreira com estímulos a sua formação e aperfeiçoamentos facilitados em cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Nenhum comentário:

Atividade Global

Este blog é uma ferramenta de aprendizagem para o prof. Geo e seus alunos que podem estender os debates dos temas trabalhados para além da sala de aula. Participe, de sugestões e divirta-se no que estiver realizando, pois a vida é muito curta para fazer o que não gostamos.