Previsão do Tempo

Confira a quantidade de Co2 que jogamos na atmosfera

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Avaliação da Aprendizagem e Ambiente Escolar

Muito se fala em avaliação da aprendizagem nas escolas de ensino público do estado do Ceará e como o governo atual acredita na gestão escolar como medida para melhoria dos principais índices como SPAECE, Prova Brasil, ENEM etc. No momento, a aposta do Estado para seu marketing educacional está nas escolas profissionalizantes de tempo integral, dotadas de toda a estrutura necessária, segundo seus gestores, para elevar os níveis de aprendizado e colocar os jovens no mercado de trabalho. A escola de ensino regular, no entanto, está mais que sucateada, e o Estado contribui ainda mais para a falta de eficiência e eficácia necessárias a um serviço público de qualidade. Para falar de fatos concretos, onde o objetivo principal de todos que fazem parte do processo de educação é a melhoria da aprendizagem dos alunos; para isso, a escola deve ser dotada de uma infra-estrutura que permita a docentes e discentes uma salubridade suficiente à esse propósito. Já é mais que batido o discurso da falta de formação continuada dos professores, dos baixos salários, e do excesso de trabalho que prejudicam o planejamento das aulas, das diferenças de investimento entre o Brasil e outros países, a exemplo do PISA- Programa Internacional de Avaliação de Alunos, cuja principal finalidade é produzir indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais, avaliando o desempenho de alunos na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. Esse programa é desenvolvido e coordenado internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, dos 65 participantes na ultima avaliação, ficamos em 53º. Falemos então do conforto ambiental que tem o objetivo adequar os princípios físicos envolvidos e as necessidades de caráter ambiental - higrotérmicas, visuais, acústicas e da qualidade do ar interno e externo - aos projetos construtivos. A escola deveria na sua concepção ser desde o projeto, um ambiente de estimulo ao aprendizado, no entanto o que ocorre são salas de aulas lotadas, na maioria das vezes com número superior a 40 alunos, algumas com bem mais de 50 alunos, com cadeiras desconfortáveis, ergonomicamente prejudiciais a saúde dos alunos, na tentativa mesquinha do governo de economizar jogando os alunos em salas extremamente quentes, sem ventilação adequada, mal iluminadas; ou com a luz do sol penetrando as brechas destinadas a ventilação, ofuscando a visão, sobretudo, nas aulas após o intervalo, onde a inclinação dos raios solares atinge diretamente a visão dos alunos ou os quadros negros prejudicando a visualização dos textos deixados pelo professor, que para piorar a situação, em muitas escolas no quadro negro ainda se utiliza giz, causando alergias respiratórias e de pele, contribuído para aumentar o número de faltas entre ambos, tornando o desenvolvimento das atividades em sala de aulas extremamente extenuantes. As diretrizes que orientam as ações, construções e edificações na associação brasileira de normas técnicas ABNT apontam as condições adequadas nesses respectivos ambientes, sendo se necessário estudos ainda mais específicos para a melhoria das condições de trabalho no ambiente escolar. Sendo assim, as avaliações da aprendizagem devem levar em consideração diferentes ambientes de aprendizagem que apontem todos os problemas e não joguem todo o peso da responsabilidade para professores sem as devidas ferramentas necessárias para o combate eficiente das deficiências do processo de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Atividade Global

Este blog é uma ferramenta de aprendizagem para o prof. Geo e seus alunos que podem estender os debates dos temas trabalhados para além da sala de aula. Participe, de sugestões e divirta-se no que estiver realizando, pois a vida é muito curta para fazer o que não gostamos.